A ca­mi­nha­da nór­di­ca

 

A ca­mi­nha­da nór­di­ca é uma téc­ni­ca pa­ra ca­mi­nhar se­gu­ran­do ­dois bas­tões que permitem a re­du­ção do im­pac­to do pe­so do cor­po so­bre as per­nas e, ao mes­mo tem­po, provo­cam a mo­vi­men­ta­ção ­mais in­ten­sa dos mem­bros su­perio­res e do tron­co. Ela combina a sim­pli­ci­da­de da ca­mi­nha­da com o en­vol­vi­men­to dos mem­bros su­pe­rio­res, assim co­mo é rea­li­za­do no es­qui nór­di­co (mo­da­li­da­de es­por­ti­va pra­ti­ca­da em ter­re­no aciden­ta­do, e que sur­giu na Es­can­di­ná­via co­mo en­tre­te­ni­men­to). O re­sul­ta­do é uma ativi­da­de fí­si­ca ao ar li­vre, de bai­xo im­pac­to mas ex­ce­len­te pa­ra o con­di­cio­na­men­to físico.

Por in­cor­po­rar exer­cí­cios pa­ra os mem­bros su­pe­rio­res, a ca­mi­nha­da nór­di­ca re­sul­ta em ­maior gas­to ca­ló­ri­co, sem ne­ces­si­da­de de an­dar ­mais rá­pi­do. Ela en­vol­ve ­mais de 90% dos gru­pos mus­cu­la­res as­so­cia­dos à re­du­ção do im­pac­to nas ar­ti­cu­la­ções dos mem­bros in­fe­rio­res. Já a ca­mi­nha­da clás­si­ca uti­li­za cer­ca de 70% da mas­sa mus­cu­lar, com impac­to to­tal nas ar­ti­cu­la­ções.

A nór­di­ca tam­bém pro­duz au­men­to de 46% do con­su­mo ener­gé­ti­co quan­do com­pa­ra­da com a ca­mi­nha­da clás­si­ca. Ela po­de ser re­co­men­da­da pa­ra ­quem tem pro­ble­mas em articu­la­ções de joe­lho, qua­dril e co­lu­na ver­te­bral, por­que re­duz em 30% a car­ga so­bre o apa­re­lho lo­co­mo­tor.

Na ca­mi­nha­da nór­di­ca, os mem­bros su­pe­rio­res são uti­li­za­dos em ca­da pas­so, o que estimu­la os mús­cu­los do tó­rax, do dor­so, dos om­bros, do ab­do­me, da co­lu­na, ­além de ou­tros gru­pos mus­cu­la­res, in­cluin­do trí­ceps e bí­ceps. O es­tí­mu­lo é abran­gen­te, chegando a en­vol­ver o cor­po in­tei­ro, o que am­pli­fi­ca os be­ne­fí­cios. O equi­lí­brio tam­bém é es­ti­mu­la­do. ­Além dis­so, os mo­vi­men­tos as­so­cia­dos, exe­cu­ta­dos cor­re­ta­men­te, contribuem pa­ra a boa pos­tu­ra cor­po­ral.

Nenhum comentário:

SEU IP É:

Sign by Dealighted - Black Friday Thanksgiving Deals